Crítica de Espetáculo: O Musical Mamonas

Há vinte anos, um grupo musical intitulado Mamonas Assassinas fez sucesso no Brasil inteiro (todos os integrantes residiam na cidade de Guarulhos, na grande São Paulo). Sua irreverência e letras escrachadas logo caíram nas graças do público, principalmente entre as crianças e adolescentes.

Dinho, Júlio, Sérgio, Samuel e Bento tiveram uma breve e marcante trajetória musical reconhecida. Suas carreiras foram interrompidas por um desastre aéreo inesperado há quase 21 anos.


 
Foto de divulgação - Facebook O Musical Mamonas

O Musical Mamonas nos trouxe de volta à infância. Todas as lembranças boas que esses meninos deixaram em nossos corações foi reavivada. Creio que a estreia foi no tempo certo, pois agora apenas as boas recordações permanecem em nossa memória e não há o peso da tragédia pairando e pesando sobre os atores.

O musical tem a direção do renomado José Possi Neto e brinca com o gênero musical biográfico. Ruy Brissac (Dinho), Adriano Tunes (Júlio), Élcio Bonazzi (Samuel), Arthur Ienzura (Sérgio) e Yudi Tamashiro (Bento) são os atores que dão vida aos personagens. Deles, apenas Ruy assemelha-se à aparência física de Dinho. Porém, isso pouco importa, já que quando as cortinas se abrem o que vemos é um espetáculo envolvente e emocionante.

Todo o elenco mostra-se bem entrosado, e o cenário rock dos anos 90 está bem presente. Músicas da banda como Robocop Gay e Vira-Vira levam a plateia ao delírio - ninguém consegue ficar parado! No elenco de apoio dois atores me chamaram a atenção pela sua versatilidade e carisma: Patrick Amstalden (Rick Bonadio, garota de torcida, entre outros) e Bernardo Berro (Faustão, Jô e outros), ambos inclusive foram premiados recentemente na categoria ator coadjuvante (Patrick levou o prêmio Bibi Ferreira e Bernardo o Prêmio Botequim Cultural de Teatro).

Assisti o musical três vezes e confesso que chorei em todas elas. Tenho um valor emocional, pois tive aulas de inglês com o Júlio; é só o Adriano aparecer caracterizado em cena que eu não paro mais de chorar!

Resumindo, é um musical para rir, cantar e principalmente se emocionar. Preparem os lenços!!

Acompanhe a agenda da turnê no facebook oficial do musical: O Musical Mamonas.

Bom divertimento!



Por Michele Rodrigues